terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Avaliação

          1 - Imagine-se um arquiteto preocupado em tocas/sensibilizar as pessoas através dos cinco sentidos. Através da leitura dos textos de Durval M. de Albuquerque Júnior (O espaço em cinco sentidos) e de Aires Manuel Fernandes (O espaço e os sentidos), disserte acerca da relação entre espaço, arquitetura e imaginação.


Com base nos textos podemos estabelecer uma relação entre espaço, arquitetura e imaginação, pois se pode perceber que nos contos de Ítalo Calvino estão presentes os elementos denominados por Michel de Certeau como Relatos de espaços, onde a utilização dos cinco sentidos norteiam a percepção de tudo que se encontra ao nosso redor e influenciam na forma que as soluções imaginativas poderão ser aplicadas em determinados espaços.
Não podemos pensar os espaços separados de seus fatores políticos e culturais, de suas dimensões imaginárias e simbólicas, como também de suas dimensões naturais, econômicas e sensíveis.
O texto mostra que o espaço afeta diretamente as pessoas que nele convivem, portanto é extremamente necessário que o arquiteto direcione boa parte dos seus estudos para a sociologia, historia, psicologia e outras diferentes áreas que compreendem o estudo das sociedades.O arquiteto deve ter plena consciência da sua importância para o cotidiano.


         2 - A experiência de caminhas pela cidade é única, algo particular de cada caminhante. O historiador Michel de Certeau em "Caminhadas pela cidade" trouxe uma série de percepções do caminhante em suas trajetórias cotidianas. Como um arquiteto pode usar os percursos diários para se inspirar em seus projetos, em suas vivências profissionais?

O processo de criação requer uma percepção aguçada. Ao realizar percursos diários pela cidade, o arquiteto que projeta para a sociedade permanece em contato com o seu cliente e seu espaço de trabalho.
A partir desse contato podem ser observados os problemas que permeiam a rotina das pessoas para que soluções eficientes sejam projetadas. Também é necessário que se observe o comportamento das pessoas em determinado ambiente para evitar que se projete algo que não condiz com a atual realidade daquele espaço.
As percepção espacial é algo que se faz muito necessário para a formação de um bom arquiteto, e essa característica deve ser sempre aplicada enquanto realizamos nossos percursos diários, pois é neles que na maioria das vezes encontramos inspiração para novos projetos e diferentes soluções que anteriormente ainda não eram conhecidas.
"Caminhadas pela cidade" reflete exatamente sobre essa influencia dos percursos e como a organização urbana, com seus detalhes, pode vir a formar um arquiteto qualificado e eficiente.

3 - Françoise Choay em "Monumento e monumento histórico" alerta-nos para o nascimento da monumentalização histórica. Pensando-se enquanto indivíduo do século XXI, como é possível dialogar com os monumentos do passado, respeitando-os em suas singularidades, e ao mesmo tempo está conectado com o presente?  

A essência do monumento é a relação com o tempo vivido e com a memória, constituindo uma garantia de cada momento histórico.
O monumento tem por finalidade fazer reviver o passado, é uma lembrança viva que “sobreviveu” às mudanças de épocas.
Portanto, a existência dos monumentos possibilita uma percepção linear do tempo e torna-se parte constitutiva do presente vivido, mas sem se confundir com este.

4 - Com base em Antonio Casternou, defina Arquitetura primitiva, arquitetura vernácula e arquitetura erudita.

Definem-se como arquitetura primitiva, as primeiras manifestações de arte e estética nas edificações. Como ilustrações podemos citar os templos gregos e romanos, cada um conjunto de particularidades condizente com o contexto de sua sociedade.
A arquitetura vernácula, por sua vez, caracteriza-se pela sua popularidade, pois é construída sem o acompanhamento de um profissional, utiliza materiais simples e comumente encontrados na região e acaba se tornando um padrão do local e da época devido a facilidade da execução.
Construções sofisticadas com o uso de materiais requintados, que requerem o projeto e acompanhamento de um arquiteto e remetem a um estilo arquitetônico são elementos que compõem a arquitetura erudita.


5 - Escolha uma das oficinas apresentadas por seus colegas (com exceção a apresentada por você) e responda:

a) Qual a contribuição da temática para a disciplina de THAU I?

 O tema discutido no texto “As cidades do Oriente Próximo”, na História da Cidade, de Benévolo, trouxe uma introdução acerca dos acontecimentos que deram início as atividades urbanas no crescente fértil. Dessa forma, a equipe possibilitou a classe ter um aprofundamento da Revolução Agrícola, desenvolvimento de técnicas e mecanismos das primeiras civilizações urbanas.
A respeito das civilizações antigas foi apresentada uma gama de informações sobre os povos sumérios, egípcios e persas, passando desde a organização social até a organização religiosa, política e urbana, além de expor curiosidades sobre as praticas citadinas de cava povo

b) Quais os pontos mais positivos que você observou durante a apresentação da oficina?

Na apresentação da oficina foi utilizada uma linguagem apropriada, dinâmica e simples que facilitou nosso entendimento acerca do assunto, proporcionando assim uma mais compreensão e participação dos alunos que participavam.
O nome designado ao blog, Papiro e Nanquim, nos pareceu criativo e muito bem aplicado para a atividade.